sábado, 21 de novembro de 2009

Vai entender o veludo vermelho!

Hoje estava arrumando a loja da minha mãe e fiquei observanto a decoração natalina do vão central do Shopping. Se tratava de um trem que passeava no bosque do Papai Noel, com renas, muita neve, grandes bastões de peppermint, anões que parecem duendes ou duendes que parecem anões e o melhor o bom velhinho trajando uma quente equação que pode ser resumida em: Casaco + Calça + Gorro + Peruca + Barba + Botina + crianças de 2 a 8 anos pulando = 45º Celsius.
Aí me pergunto mais uma vez, o que milhões de pessoas se perguntam todos os anos: Qual o sentido de veludo e neve em um país tropical com um Natal de 40º? Tudo bem! Eu entendo que nós, como grande parte do mundo, herdamos esse tipo de simbologia dos Estados Unidos, e que lá neva, que eles realmente eles comem peppermint, que o cara que deu essa aparência para o Santo Turco em 1886 era americano...enfim sei de tudo isso, mas acho que está na hora da gente começãr a fazer um natal com uma cara mais brasileira, não é?
Esse ano, com o dólar mais baixo, eu aposto que não vão faltar castanhas, nozes, avelãs, damascos e bacalhau na mesa de boa parte do país. Eu, particularmente, prefiro um Natal bem brasileiro, tipo lombo com farofa e maionese. Somado a comida, um típico amigo oculto, no qual sempre existe o premiado do par de meias dado por uma tia sem noção, uma pessoa que não te vê desde que você tinha 12 anos e traz uma blusa P e o sem criatividade dá uma caixa de bom bom da mesma marca há 13 anos, enfim acho divertido e bem a cara de festa de família brasileira.
Voltando ao assunto da decoração, acho que a gente poderia investir em um Natal bem brasileiro, com Papai Noel na praia, visto nossos 9198 km de litoral ou então um Papai Noel da soja, já que exportamos só neste ano mais de 25 milhões de toneladas desse grão. Agora usar roupa de veludo, renas e trenó em um calor de 40º não dá! A não ser que as renas sejam jumentos do sertão e o trenó seja usado para fazer skibunda nas dunas de Natal.

Um comentário:

Tammy disse...

tinha que ser seu esse blog né, reconheci pelo humor e - um pouco - de sarcasmo! hehe
mas tenho que concordar com você, papai noel de veludo com 40 graus lá fora nao dá né...
me irrita tbm isso, estamos a um mês do natal e já está tuuuudo enfeitado.. aff
adorei amigo, um bj