terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Nem tudo é lindo em Cartagena

Bom, sempre que pensamos em uma cidade turistica, que é conhecida em todo mundo, está no Caribe Colombiano, foi cenários de muitos filmes, pensamos só no lado bonito, no luxo dos hoteis e restaurantes e nos iates que passeam pelas baias, massssss a Cartagena de verdade nao é assim.

Como toda cidade, ou quase todas as cidades, da América Latin, Cartagena também tem a parte que os turistas nao veem. É uma cidade cheia de pobreza e muito muito suja onde nao é turistico. Ontem mesmo estava conversando com o pessoal que trabalha comigo e estava dizendo a eles que era muito estranho, porque na zona turistica tem quase um policial por pessoa, mas nao se ve policiais pelas ruas em zonas mais pobres, nem mesmo em carros.

No caminho pro meu trabalho eu vejo de tudo, passo por monumentos historicos, por prédios de luxo e por um mercado que é extremanente tradicional aqui chamado Mercado Bazurto. O governo de Cartagena tentou tirar o mercado da rodovia, mas a populaçao nao quer que isso aconteca. Seria o mesmo que tirar a Feira da avenida brasil em JF ou a feira hippie de Ipanema do lugar. O lugar parece mesmo perigoso, segunod o menino que mora comigo lá vc pode achar de tudo...roupas, eletronicos, comida, relogios, artezanato e tudo que uma pessoa necessita. Ele me disse que as barracas que ficam viradas para a avenida sao tranquilas, mas que entrar no mercado pode ser um risco para uma pessoa com o meu español que grita ser de um gringo...hehehe

Mas a Aiesec é mesmo surpreendente, eu vi tanta coisa nesses ultimos 2 anos em Juiz de Fora e em conferencias que me tornei mais aberto a isso e a entender que a pobreza existe e que a gente pode mudar. Que tudo isso faz parte de uma historia de exploraçao assim como no Brasil e que latino que é latino (e nós o somos) nao tem como se assustar quando ve algo assim.

Eu estou tao turista que até a pobreza me deixa com um sentimento de fascinio e ao mesmo tempo impotencia. Mesmo assim Cartagena sabe bem como deixar alguem apaixonado por ela.

Nenhum comentário: