sábado, 8 de janeiro de 2011

Porque as "busetas sao definitivamente latinas"....

Bom antes de começar a falar sobre o transporte de cartagena é melhor deixar claro que aqui na costa as pessoas chamam os buses de Buseta! Inclusive eu conheci uma menina aqui que disse que ela estava em Sao Paulo com uma amiga quanod viram um onibus e sairam gritando "corre la buseta" e uma velhinha olhou para ela com uma cara de espanto. Imaginem voces estar caminhando pela rua e ver uma pessoa gritando la se va la buseta! hehehehe

Bom diferenças linguisticas explicadas vamos ao trasnporte público de cartagena já que os onibus da cidade sao uma atraçao turistica a parte!

Sabem quando a gente ve um filme que mostra uns onibus muito coloridos, cheios de espelhos, com luzes e com muittttttttasssssssss coisas escritas?? Entao, eles existem em Cartagena!

Para que voces tenham uma ideia da confusao que é aqui (para uma pessoa que esta acostumado com um outro tipo de transporte, porque eles se viram muito bem) eu estou aqui tem 10 dias e ainda nao sei quais a linhas que eu posso pegar. O que acontece è que eles escrevem os nomes das rotas com letras diferentes bemmmmmmmmmmm diferentes...e todos os onibus (ou quase todos) tem milhoes de outras coisas escritas na frente como o nome dos filhos, da mulher, da namorada, da virgem que é de voto e tambem os destinos por onde o onibus passa...ou seja, eu nao sei se guadalupe é um bairro, uma santa ou o nome da mulher do motorista! hehehe
Jà estou peganod o jeito, mas sempre saio com um dinheiro a mais para uma emergencia de um taxi.

Por dentro os onibus sao como uma verdadeira boate! De dia tem os espelhos, as cortinas e muita, mas muiiiiita musica! A noite eles tem neon, alguns nao tem nenhum outra lus que nao seja a lus negra! É realmente incrivel! POr fora eles enchem os onibus com luzes tipo pisca pisca neon e os onibus parecem aqueles carros rebaixados cheios de neon que estao entre um carro e um disco voador! hehe

Quanto as tarifas tambèm hà uma coisa bem colombiana, ou pelo que andei vendo por aqui, bem tìpica de cartagena. A tarifa do onibus é de $1300 pesos ou R$ 1,10 , mas ninguem para 1300...Como nao tem roleta e vc paga diretamente a um cobrador eles aceitam notas de 1000 e basta! Ou seja, a tarifa esta ali so para dizer que existe pq na reaidade todo mundo para menos. Masssssssss se voce der uma nota de 2000 eles vao cobrar 1300 por isso sempre tenha notas de 1000 para andar de onibus em cartagena!

Mas as coisas estao mudando

Agora o governo de Cartagena esta construindo um sistema de transporte integrado que vai cortar toda a cidade, para isso estao fazendo uma obra gigantesca para receber os novos onibus. O que acontece é que esses novos onibus, ao que me parece, nao vao estar inegrados a todos os bairros da cidade e por isso acredito que os onibus neon vao continuar existindo.


Espero que até voltar para o Brasil eu aprenda a andar nos onibus de cartagena que sao incrivelmente interessantes e definitivamente latino! Cartagena continua me deixando apaixonado por tudo!

Um comentário: